São apresentados os links das edições anteriores do Congresso (Internacional) sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Aquelas cujos links não estão disponíveis ou não foram localizados são brevemente descritas.
I CMLP
Como resultado desse interesse cada vez maior, no período de 21 a 25 de outubro de 2002, foi realizado, na cidade de São Paulo – SP, o primeiro congresso voltado para essa temática, o I CMLP – Congresso sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem e pelo GEIM – Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora, sob a coordenação geral da Profa. Dra. Mara Sophia Zanotto, na PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, que contou com um público em torno de 80 pesquisadores, em sessões plenárias. Após esse evento, muitos estudiosos brasileiros voltaram-se para o desenvolvimento de pesquisas, bem como para a participação em discussões de grande relevância sobre a metáfora na linguagem e no pensamento no Brasil e no exterior, expandindo, aprofundando e aprimorando o crescente interesse pelo tema no país. Esse evento cuja duração foi de cinco dias, constituiu-se de várias atividades não simultâneas, tais como: conferencias plenárias, mesas-redondas, oficinas e comunicações orais individuais, resultando em interação muito relevante e produtiva de todos os participantes, e contou com a participação de Lynne Cameron, Raymond Gibbs Jr., Gerard Steen e Jakob Mey, dentre os palestrantes convidados, com grande repercussão no meio acadêmico. Dentre os estudiosos brasileiros, destacamos: Margarida Salomão (UFJF), Heronides Moura (UFSC); Helena Martins (Puc-Rio); Maria Isabel Nardi (UNESP); Margarida Basílio (PUC-Rio) e Kanavilil Rajagopalan (UNICAMP).
Nesse mesmo ano, a belíssima tradução, para o português brasileiro, da obra seminal Metaphors we live by, de George Lakoff e Mark Johnson (1980) – Metáforas da vida cotidiana – realização do GEIM – Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora, sob a coordenação da Profa. Dra. Mara Sophia de Toledo Zanotto e tradutora Vera Maluf, obra publicada pela EDUC – Editora da PUC-SP e pela Editora Mercado de Letras, Campinas – São Paulo.
Três publicações reuniram trabalhos apresentados no I CMLP: a obra Confronting
Metaphor in Use: an Applied Linguistic Approach, publicada pela John Benjamins, sediada em Amsterdã, um volume especial da Revista Delta, com artigos voltados para a relação entre metáfora, linguagem e pensamento, e uma terceira, abrangendo trabalhos desenvolvidos no âmbito do ensino de línguas.
II CMLP
Aproximadamente três anos mais tarde, aconteceu a segunda edição do Congresso sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento – o II CMLP – dessa vez na Universidade Federal Fluminense – UFF, em Niteroi – Rio de Janeiro, no período de 17 a 20 de agosto de 2005, coordenado pela Profa. Dra. Solange Coelho Vereza, que contou com o apoio integral da comissão organizadora do II CMLP e da comunidade acadêmica da UFF. O II CMLP estruturou-se como um grande evento, incluindo conferências (plenárias), um número bastante significativo de mesas redondas, assim como de sessões de comunicação oral individual, pôsteres e oficinas, congregando uma audiência duas vezes maior que aquela do I CIMLP, contando com a presença grande número de estudantes e demonstrando quão profícuos foram os resultados da primeira edição do CMLP na divulgação dos estudos sobre a metáfora. Como palestrantes convidados do exterior, estavam presentes: Lynne Caneron, Alice Deignan, Zoltan Kovecses e Andrew Goatley, além de estudiosos brasileiros, dentre os quais destacamos: Helena Martins, Helena Silva Leme, Heronides M. de Melo Moura, Josalba Ramalho Vieira, Paula Lenz Costa Lima, Mara Sophia Zanotto, Margarida Basílio e Tony Berber Sardinha. Além de mantidos como objetivos principais aqueles que orientaram a primeira edição, quais sejam: divulgar e consolidar a área de pesquisa da metáfora em desenvolvimento no Brasil; e promover o intercâmbio entre importantes pesquisadores nacionais e internacionais e a formação de grupos de pesquisa integrada, foram ainda estabelecidos os seguintes objetivos para a segunda edição: dar continuidade ao debate teórico na área, iniciado no I CMLP, e solidificá-lo, nas discussões; dar continuidade aos contatos entre acadêmicos e instituições envolvidos com a pesquisa em metáfora, iniciados no I CMLP; e contribuir para o mapeamento das pesquisas que vêm sendo realizadas na área de metáfora nas diversas instituições de pesquisa brasileiras.
Considerando a ênfase atribuída à base social, tanto da linguagem como do pensamento, nos estudos sobre a metáfora, com investigações cada vez mais voltadas para os aspectos sócio-interacionais e sócio-cognitivistas, ressaltando questões relacionadas a cultura, ideologia e contexto social, foi a dimensão social da linguagem e do pensamento o tema central escolhido para o II CMLP.
Foram eixos temáticos contemplados nessa edição: a tipologia da metáfora na linguagem; a interface metáfora-metonímia; a metáfora e análise de corpus eletrônico; a identificação e processamento de metáfora; a interação entre metáfora na linguagem e metáfora no pensamento; a metáfora e discurso; a metáfora, cognição e cultura; a metáfora, semântica e pragmática; e, por fim, a metáfora em uso.
III CIMLP (site do evento)
Depois de sugerida durante o II CMLP 2005, a proposta de realização do III CIMLP – Congresso sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento em Fortaleza – Ceará foi aprovada durante o RaAM6, em Leeds – Inglaterra, no ano de 2006, com o compromisso de realização de um evento a cada triênio, garantindo o interesse em propiciar oportunidades de ampliação e aprofundamento dos estudos acerca da metáfora no Brasil, estimulando debates e investigações sobre aspectos diversos desse fenômeno entre pesquisadores e estudantes das diferentes áreas do conhecimento, assim como promovendo a interação daqueles cujos estudos têm seu foco na metáfora com expoentes dessa área reconhecidos internacionalmente.
O III CIMLP, que foi promovido pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará e pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade Federal do Ceará, aconteceu no período de 21 a 24 de outubro de 2008, oferecendo a um público de mais de 200 participantes, além de discussões muito profícuas e interessantes sobre a relevância da metáfora na organização do pensamento e na motivação da linguagem do cotidiano, oportunidades de interação entre palestrantes e o público presente, quer pesquisadores quer estudantes. O apoio do GELP – Grupo de Estudo sobre a Linguagem e o Pensamento, nas suas subdivisões COMETA (UECE) e COLIN (UFC), foi muito importante para o alcance das metas estabelecidas.
O III CIMLP foi coordenado pelas professoras Dra. Paula Lenz da Costa Lima (UECE) e Dra. Ana Cristina Pelosi (UFC), apoiadas pela comunidade acadêmica de suas respectivas instituições. Como palestrantes convidados do exterior, estiveram nessa edição os seguintes expoentes: Raymond W. Gibbs Jr., Francisco José Ruiz de Mendoza, Zoltan Kovecses e Lynne Cameron. Dentre os estudiosos brasileiros da metáfora, fizeram-se presentes: Kanavilil Rajagopalan (UNICAMP), Mara Sophia Zanotto (PUC-SP), Solange Vereza (UFF), Heloísa Feltes (UCS), Heronides Moura (UFSC), Antonio Luciano Pontes (UECE), Maity Siqueira (UFRGS); Maria José Finatto (UFRGS), Lucienne Espindola (UFPB), Jan Edson Rodrigues-Leite (UFPB); Luiz Arthur Pagani (UFPR), Stella Tagnin (USP), Tony Berber- Sardinha (PUC-SP), Luciane Ferreira (UFC), e Helena Martins (PUC-RJ).
Como nas duas edições anteriores, o objetivo do III CIMLP foi o de, ao longo dos três dias de atividades que incluíram conferências (plenárias), mesas-redondas, sessões de comunicações orais coordenadas e individuais, assim como sessões de pôsteres apresentações culturais e lançamentos de livros, oferecer um ambiente propício para discussões reflexivas sobre a importância da metáfora na organização do pensamento e na motivação da linguagem cotidiana.
Um número especial da Revista DELTA foi dedicado aos artigos produzidos com base nos trabalhos apresentados em plenárias e mesas redondas durante o III CMLP.
IV CIMLP (site do evento)
Considerado um evento de muita importância para aqueles interessados em pesquisas sobre a metáfora, quer no âmbito das Ciências Cognitivas, quer nas suas interfaces com outras áreas da atividade humana, em âmbito nacional ou internacional, o IV Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no pensamento garantiu, como em todas as edições anteriores, um público de cerca de 250 pesquisadores interessados nos diversos aspectos desse fenômeno, principalmente no que concerne ao tema escolhido para a edição de 2011: Metáfora: Cultura e Natureza.
O IV CMLP teve como objetivo reunir pesquisadores das diversas regiões brasileiras e do exterior, todos com especial interesse nas pesquisas cujo foco se volta para o papel da metáfora na linguagem e no pensamento. As palestras proferidas, os trabalhos apresentados, as reflexões e discussões realizadas no âmbito do tema do congresso, distribuíram-se conforme os seguintes eixos temáticos: metáfora e ensino; metáfora e cultura; metáfora nas diferentes perspectivas teórico-metodológicas; identificação e processamento de metáforas; metáfora e neurociências; e metáfora e discurso.
Coordenado pela Profa. Dra. Maity Siqueira, o IV CIMLP foi promovido pelo grupo de pesquisa SEMÁFORO – Fórum de Discussão em Semântica Cognitiva- com o apoio do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se realizou no período de 26 a 28 de outubro de 2011, no Campus Centro. O IV CIMLP contou com o apoio de colegas de IES parceiras na sua organização, tais como Luciane Ferreira (UFMG/UFC), Heloísa Feltes (UCS) e Rosângela Gabriel, além de Regina Ritter Lamprecht (CNPq). Como palestrantes convidados, participaram da edição de 2011 do CIMLP, os seguintes estudiosos da metáfora: Daniel Casasanto, Dirk Geeraerts, Solange Coelho Vereza e Zoltán Kövecses.
As mesas-redondas foram compostas por: Maity Siqueira (UFRGS); Paula Lenz (UECE); Vera Menezes (UFMG); Mara Sophia Zanotto (PUC-SP) – Metáfora, Ensino e Aquisição da Linguagem; Luciane Corrêa Ferreira (UFMG/UFC); Ulrike Schroeder (UFMG); Zoltan Kovecses (ELTE) – Metáfora e Cultura; Dirk Geeraerts (Catholic University of Leuven); Heronides Moura (UFSC); Tony Berber Sardinha (PUC-SP) – Metáfora nas Diferentes Perspectivas Teórico-Metodológicas; e Daniel Casasanto (The New School), Maria Margarida Salomão (UFJF); Rochele Fonseca (PUCRS) – Metáfora e Neurociências.
Como publicações do IV CIMLP, disponíveis no link acima informado, estão não só os resumos dos trabalhos apresentados, mas também os anais da edição de 2011.
V CIMLP (site do evento)
A quinta edição do Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento – V CIMLP foi realizada no período de 7 a 9 de outubro de 2015, numa promoção da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte – MG, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (POSLIN/UFMG) e do Centro de Extensão (CENEX FALE/UFMG).
O V CIMLP foi coordenado pelas Profas. Dras. Emília Mendes Lopes (UFMG), Ulrike Schroeder (UFMG) e Luciane Corrêa Ferreira (UFMG/UFC), e contou com o apoio das Profas. Dras. Adriana Tenuta Azevedo (UFMG) e Maity Siqueira (UFRGS), assim como do Prof. Dr. Ricardo José Rosa Gualda (UFBA).
Repetindo o sucesso das edições anteriores, o V CIMLP foi reconhecido como evento
de grande relevância para a comunidade de pesquisadores que se dedicam aos estudos e investigações que têm como principal eixo a metáfora e sua relevância na linguagem e no pensamento, assim como para a comunidade internacional de Linguística Cognitiva. O V CIMLP reuniu mais de 200 participantes, entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros, alcançando a média de público das edições posteriores à primeira.
O V CIMLP abordou diferentes aspectos pertinentes à Linguística Cognitiva e, em especial, explorou o tema Metáfora e Ensino de Línguas, abrangendo os seguintes eixos temáticos: Metáfora/Metonímia e Ensino, Metáfora/Metonímia e Discurso, Metáfora/ Metonímia e Multimodalidade, Metáfora/Metonímia e Cultura, assim como Perspectivas Teórico-Metodológicas nas Pesquisas sobre Metáforas/Metonímia.
Os palestrantes convidados desta edição foram: do exterior: Cornelia Mueller, Gerard Steen, Jeannette Littlemore; de instituições brasileiras: Tony Berber-Sardinha (PUC-SP), Solange Vereza (UFF), Maity Siqueira (UFRGS), Luciane Ferreira (UFMG), Paula Lenz (UECE) e Ulrike Schröder (UFMG).
As oficinas realizadas no V CIMLP foram: Analisando a linguagem metafórica no discurso (Profa. Solange Vereza); A 3D model for formal metaphor analysis (Prof. Gerard Steen); e Metaphor and political discourse (Prof. Ricardo Gualda).
No tocante às produções do V CIMLP, foi publicado um número especial sobre a Metáfora na Scripta, em dezembro de 2016, uma revista indexada da PUC-MG cujaclassificação, segundo a CAPES, é Qualis A2. Também foram publicados os anais do V CIMLP na aba ANAIS do site do evento.
VI CIMLP (site do evento)
O VI CIMLP – Congresso Internacional sobre Metáfora na Linguagem e no Pensamento mostrou-se um evento de grande relevância para os pesquisadores que desenvolvem investigações com foco tanto sobre a metáfora quanto sobre os diversos aspectos da Linguística Cognitiva e suas interfaces, quer em âmbito nacional quanto internacional. O VI CIMLP reuniu um público de cerca de 250 estudiosos, alcançando a média das várias edições, interessados em discutir questões interessantes e necessárias ao aprofundamento e aprimoramento dos estudos realizados no âmbito da Linguística Cognitiva, concentrando sua atenção no tema escolhido: Metáfora e Multimodalidade.
Com o objetivo principal de reunir pesquisadores interessados na investigação sobre a metáfora e seu papel na linguagem e no pensamento, o VI CIMLP estabeleceu eixos temáticos para as reflexões e discussões decorrentes das palestras proferidas em plenárias e mesas-redondas, assim como das apresentações nas sessões de comunicação oral e de pôsteres. São eles: Metáfora e multimodalidade; Metáfora e Ensino; Metáfora e Cultura; Metáfora nas Diferentes Perspectivas Teórico-metodológicas; Identificação e Processamento de Metáforas; Metáfora e Neurociências; e, por fim, Metáfora e Discurso.
Como palestrantes convidados, participaram da edição de 2017: do exterior, Alan
Cienki, Mark Turner, Eve Sweetser; e do Brasil: Lilian Ferrari. Os workshops oferecidos foram: Red Hen Lab: Big Data Science for the Study of Multimodal Communication (Mark Turner e Maíra Avelar); Recurrent gestures in multimodal communication (Alan Cienki e Jana Bressem); e Viewpoint and multimodality (Eve Sweetser e Lilian Ferrari)
O VI CIMLP aconteceu em Salvador, no Campus Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no período de 24 e 27 de outubro de 2017, com o apoio de três Programas de Pós-graduação vinculados a universidades baianas: o Programa de Pós-graduação em Linguística da UESB, o Programa de Pós-graduação em Língua e Cultura da UFBA, e o Programa de Pós-graduação em Crítica Cultural da UNEB.
Coube a coordenação do VI CIMLP – Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento, à Profa. Dra. Maíra Avelar, apoiada pelas Professoras Dra. Ariadne Domingues (UFBA), Dra. Elisângela Santana (UNEB), Dra. Celina Márcia Abbade (UNEB), Dra. Márcia Rios (UNEB) e pelo Prof. Dr. Pedro Daniel Souza (UNEB).
Na edição de 2017, foram adotados como idiomas oficiais do evento tanto o Português quanto o Inglês, e oferecida a tradução simultânea nos workshops, conferências e mesas redondas.
Dentre as modalidades de atividades desenvolvidas durante os quatro dias, destacaram-se, como nas outras edições, as conferências, as mesas-redondas, os simpósios temáticos, as sessões de comunicações orais e as de pôsteres.
Da mesma forma, são apresentados os links das edições anteriores do Conferência Linguística e Cognição. Aquelas cujos links não estão disponíveis ou não foram localizados são brevemente descritas.
I CLC
II CLC
III CLC
IV CLC
V CLC
VI CLC
VII CLC
VIII CLC
IX CLC
X CLC