Convidados Nacionais

Margarida Salomão

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1971), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1976), mestrado em Linguistica – University of California , Berkeley (1980) e doutorado em Linguistica – University of California , Berkeley (1990).No período de 2006-2007, realizou um estágio como Pesquisadora Visitante ( Pós Doutorado Sênior) na University of California, Berkeley, com a supervisão da Professora Eve Sweetser. Desenvolveu sua tese de doutorado sob a supervisão de um Comitê formado por Charles Fillmore (OrientadorPrincipal), George Lakoff e Paul Kay, descrevendo uma rede de construções linguísticas para resolver um problema de polissemia. ,Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, gramática das construções,semântica de frames, léxico e metáfora. Tem atualmente em desenvolvimento o projeto FrameNet Brasil na área de Linguística Computacional , que conta com diversas parcerias internacionais em lexicografia computacional

MARA SOPHIA DE TOLEDO ZANOTTO

É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL). Fez doutorado em Linguística, na Universidade de São Paulo (USP), em 1976. É líder do Grupo de Estudos da Indeterminação e da Metáfora – GEIM/CNPq, que desenvolve pesquisa em três direções: 1) leitura e interpretação da metáfora/metonímia no gênero literário e em outros gêneros 2) abordagem discursiva e estilística da metáfora/metonímia; 3) estudo semântico-pragmático da significação da metáfora/metonímia em uso. Organizou, com membros do GEIM e do LAEL, o primeiro congresso internacional sobre a metáfora: Conference on Metaphor in Language and Thought, na PUC-SP, em 2002, no qual foi lançada a tradução brasileira da obra seminal de Lakoff & Johnson (1980), Metaphors we live by, realizada por ela e membros do grupo GEIM. Do congresso resultou a publicação internacional: Confronting Metaphor in Use: An Applied Linguistic Approach, em parceria com Lynne Cameron (Open University, UK) e Marilda Cavalcanti (UNICAMP) (John Benjamins, 2008). Participou, a convite, em 2006, do projeto coordenado por Lynne Cameron: MetNet: Metaphor Analysis ? Theoretical and Methodological Challenges in Using Discourse Data, na University of Leeds. Áreas de atuação: Estudos da Metáfora/Metonímia; Estudos de Letramento, Pragmática, Metodologia de Pesquisa.

SOLANGE COELHO VEREZA

Possui graduação em Licenciatura Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Especialização em Ensino de Línguas pela London University (com grau de distinção), mestrado (MA) in Language and Literature in Education, também pela London University, 1982, e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Sua tese de doutorado teve como foco a questão do sentido literal no paradigma da metáfora conceptual. Fez estágio de pós-doutorado em Linguística, na Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de Teoria e Análise Linguística e Linguística Aplicada, atuando e publicando, principalmente, nos seguintes campos: metáfora, argumentação e leitura. É professo ra Titul ar da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem da UFF, ministrando cursos e orientando dissertações de mestrado e teses de doutorado. Coordenou o GT Linguística e Cognição da ANPOLL.

PAULA LENZ DA COSTA LIMA

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Estadual do Ceará (1979), mestrado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (1995) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999), com sanduíche na University of California, Santa Cruz-UCSC. Prof. Adjunto da UECE, tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística, atuando principalmente nos temas: metáfora conceitual, linguística cognitiva, linguística de corpus e psicolinguística experimental; e na área de Biotecnologia, atuando principalmente nos temas: propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Foi subcoordenadora e coordenadora do Curso de Mestrado em Linguística Aplicada de 2000 a 2004; Secretária Executiva do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Rede Nordeste de Biotecnologia (PPGB-RENORBIO), de 2006 a 2012; Secretária Executiva do PPGB-RENORBIO Ponto Focal Ceará até agosto de 2014; Gestora Administrativo da RENORBIO até agosto de 2014; Diretora Tesoureira da Sociedade Brasileira de Biotecnologia (SBBiotec) de 2009 a 2012; Coordenadora do NIT-UECE de 2012 a 2014; Diretora de Inovação da FUNCAP de agosto a dezembro de 2014. Atualmente, é professora/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Mestrado Profissional em Biotecnologia em Saúde Humana e Animal e Diretora Administrativo-Financeira da FUNCAP.

ANA CRISTINA PELOSI

Graduada em Letras pela Universidade de Brasília. Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de Leeds, Inglaterra. Realizou estágio pós-doutoral em psicolinguistica experimental na Universidade da Califórnia em Santa Cruz, E. U. A., no Departamento de Psicologia. É líder do grupo GELP-COLIN/UFC, registrado no DGP/CNPq. Professora aposentada da Universidade Federal do Ceará, onde atua como membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística.  Atualmente, interesses de pesquisa se voltam para a metáfora na fala a partir de uma perspectiva cognitivo-discursiva, sob a ótica da teoria dos sistemas adaptativos complexos, leitura e cognição, texto e discurso. Participa de linhas de pesquisa da Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada e Psicolinguística nas quais tem atuado em projetos nacionais e internacionais e na formação de recursos humanos.

MAITY SIMONE GUERREIRO SIQUEIRA

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com vínculo permanente no PPG Letras UFRGS. É líder do grupo de pesquisa METAFOLIA: Estudos em Semântica Cognitiva (CNPq). Possui graduação em Psicologia (1991) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestrado em Letras/Linguística (1999) e doutorado em Letras/Linguística (2004) pela PUCRS. Realizou Doutorado Sanduíche (2003) e Estágio Sênior (2014) no departamento de Psicologia Cognitiva da University of California, Santa Cruz, onde trabalhou com Raymond Gibbs.  Atua na área da Psicolinguística, sob a perspectiva teórica da Linguística Cognitiva. Seus principais interesses de pesquisa incluem compreensão e aquisição de linguagem figurada (com desenvolvimento típico e atípico, em língua nativa e em língua estrangeira) e o desenvolvimento de um teste psicométrico que avalia a capacidade de compreender linguagem figurada (particularmente metonímias, metáforas, expressões idiomáticas, provérbios e ironias).  

LUCIANE CORREA FERREIRA

É pós-doutora pela University of California, Santa Cruz e, em 2015 foi professora visitante na Univ. de Bielefeld. Em 2018, foi professora. visitante na Universidad de Santiago no Chile.. Possui graduação em BA em Letras Tradutor pela UFRGS(1986), ME em Linguística pela PUCRS (2001), ME em Tradução – Universitat Wien (1993), doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorado-sanduíche em Psicologia – University of California Santa Cruz (2005). Atualmente é PROFESSORA ASSOCIADA NA FACULDADE DE LETRAS E PROFESSORA DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS (POSLIN), áreas Linguística Teórica e Descritiva e Linguística Aplicada, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística Teórica (Semântica/ Pragmática), Linguística Cognitiva, Linguística Aplicada (ensino de Alemão, PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL). Foi Professora Visitante (2015) convidada pelo Centro de Estudos Interamericanos (CIAS) na Universidade de Bielefeld, Alemanha. . PROFESSOR RESIDENTE DO INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS IEAT UFMG 2019/2020. Desde janeiro de 2019, supervisora dos cursos de extensão de ALE CENEX ALEMÃO na FALE/ UFMG.

MAÍRA AVELAR MIRANDA

Professora Adjunta (UESB), Doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa (PUC Minas) e Graduada em Letras (Português/Licenciatura -UFMG). Atua no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários, ministrando disciplinas na Graduação, sobretudo na Área de Linguística de Texto. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), orientando trabalhos no âmbito do projeto “Linguística, Cognição e Multimodalidade”. Desenvolve o projeto de pesquisa “Linguística, Cognição e Multimodalidade: interrelações entre fala e gestos na construção referencial”, que conta com bolsistas e voluntários de Iniciação Científica, e coordena o projeto de extensão “Leitura e Produção de Textos: diferentes olhares a partir da Linguística Textual e da Linguística Cognitiva”, que conta com bolsistas financiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UESB). É líder do Laboratório de Estudos em Linguagem e Cognição (LeCogLing – DGP/CNPq) e coordenadora, juntamente com Lilian Ferari (UFRJ) do Brazilian Red Hen Lab (sediado na UCLA e na Case Western Reserve University). Também é menbro das seguintes associações internacionais: International Cognitive Linguistics Association (ICLA), International Society for Gesture Studies (ISGS), Researching and Applying Metaphor (RaAM) e Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN)

Edwiges Maria Morato

Professora-Associada III (Livre-docente) do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, graduou-se em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1984). Fez um curso de Especialização na área de Educação (FE, Unicamp) em1986. É Mestre (1991) e Doutora (1995) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, tendo realizado um doutorado sanduíche na Université de Sorbonne-Nouvelle (Paris III), na França, no período de 1994 a 1995, sob a supervisão de Laurent Danon-Boileau. Fez um pós-doutorado na Universidade de Paris XII entre 2001 e 2002 (Paris, França) e outro na Université Lumière II, em 2007 (Lyon, França). Em 2015 e em 2018 foi pesquisadora visitante do Institut Jean Nicod (Paris, França). Pesquisadora do CNPq e da Fapesp, tem desenvolvido vários projetos de pesquisa apoiados por essas e outras agências de fomento e apoio à ciência brasileira.Tem experiência na área de Linguística e de Neurolinguística, com ênfase nos estudos que envolvem as relações entre linguagem, interação e cognição.Trabalha na interface entre estudos neurolinguísticos, textuais e sociocognitivos com os seguintes temas, com o concurso de metodologias voltadas para o estudo da linguagem em uso, especialmente no contexto neurolinguístico (afasia, envelhecimento e Doença de Alzheimer): referenciação, enquadres cognitivos/frames/modelos de contexto, figuratividade, processos de ordem meta, tópico discursivo, linguagem & processos cognitivos, coexistência de processos de significação verbal e não verbal nas práticas discursivas. Em torno desses temas tem publicado livros e artigos, bem como realizado e coordenado várias pesquisas financiadas. Orientou 03 pesquisas de pós-doutorado, 42 pesquisas em nível de pós-graduação (19 teses e 23 dissertações), além de 28 em nível de Iniciação Científica. É uma das-fundadoras e foi coordenadora e coordenadora adjunta do GT da ANPOLL “Linguística e Cognição” (biênios 2004-2006; 2012-2014; 2014-2016) e líder do Grupo de Pesquisa COGITES (“Cognição, Interação e Significação”). Integrou, no quadriênio 2012-2016, o Conselho Deliberativo da ANPOLL. Participou de projetos acadêmicos interinstitucionais e atualmente é executora de um acordo de cooperação internacional (Brasil-França). No Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP), foi membro da Congregação e foi coordenadora Geral de Pós-graduação (biênio 1999-2001), além de coordenadora de Extensão e Atividades Científicas (1997-1999). Coordena há vários anos as atividades desenvolvidas por um grupo do qual participam pessoas afásicas, o Centro de Convivência de Afásicos (CCA), do qual foi uma das fundadoras. Foi Editora-chefe da revista Cadernos de Estudos Linguísticos, do Departamento de Linguística (IEL/Unicamp) entre 2021 e 2022. É, atualmente, coordenadora do centro interno de pesquisa LAFAPE (Laboratório de Fonética e Psicolinguística/UNICAMP) e Diretora da Editora da Unicamp (desde maio de 2021).

Heronides Maurílio Melo Moura

Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado pela Sorbonne Nouvelle (2000). É professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina, onde atua desde 1990. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: linguística cognitiva, gramática das construções e metáfora. Já orientou dezessete teses de doutorado e vinte e três dissertações de mestrado. Seu livro mais recente é “A Linguagem não é transparente: um estudo sobre a relação entre forma e sentido” (Ed. da UFSC, 2018) e no Prelo da Editora da Unicamp, a obra “O vírus bandido: linguagem e política na pandemia”. Foi Presidente da ANPOLL (2012-2014), coordenador da Pós-graduação em Linguística da UFSC (2010-2014) e coordenador do curso de Letras- Português (2019-2020). Foi pesquisador visitante na James Cook University (Austrália), em 2020, e na Central Queensland University (Austrália), em 2022. Coordena o NES (Núcleo de Estudos Semânticos) e é pesquisador do CNPq.

Rosangela Gabriel

É professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração “LEITURA: estudos linguísticos, literários e midiáticos”, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, Brasil. Possui Graduação em Letras pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Letras, área de concentração em Lingüística, pela PUCRS (1996), Doutorado em Letras / Linguística, pela PUCRS (2001), tendo realizado doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford / Inglaterra (1999-2000). Pesquisadora visitante no Centre de Recherche Cognition & Neuroscience (CRCN), da Université Libre de Bruxelles, Bélgica (BEX CAPES), no período de fev/2015 a jan/2016. Coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu (2009-2012) e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2013) da Unisc. Coordenadora do GT Linguística e Cognição da ANPOLL nos biênios 2012-2014 e 2016-2018, e coordenadora adjunta no biênio 2022-2023. Editora da revista Signo – ISSN 1982 2014, do CEPELL UNISC, desde 2006. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq desde 2003. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2015. Coordenadora adjunta (2016-2017/2018-2019) e coordenadora (2020-2023) do Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado, da Unisc. Membro da Society for the Scientific Study of Reading – SSSR. Membro da ABRALIN – Associação Brasileira de Linguística. Pesquisadora Associada à Rede Nacional de Ciência para a Educação – Rede CpE. Membro e tesoureira da International Society of Applied Psycholinguistics. Tem experiência na área de Linguìstica, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura (alfabetização, compreensão e avaliação em leitura), cognição, memória, aquisição e processamento da linguagem oral e escrita.

Jan Edson Rodrigues Leite

Professor Titular de Linguística e Português na Universidade Federal da Paraíba. Graduado em Letras Modernas e em Direito. Mestre em Letras, área de concentração em Linguística, pela Universidade Federal da Paraíba. Doutorou-se em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco, onde defendeu tese na área de Linguística Cognitiva. Realizou estágio de pesquisa pós-doutoral em Linguística Cognitiva, na University of Louisiana at Lafayette (EUA). É docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística da UFPB. Tem experiência em Linguística Cognitiva e Semântica, atuando principalmente na investigação dos seguintes temas: processamento e compreensão de inferências, deficits linguístico-cognitivos, integração conceptual e cognição espacial.

Heliana Mello

Graduação em Letras (1987) e Mestrado em Linguística (1990) pela Universidade Federal de Minas Gerais; Master of Arts in Linguistics (1992), Master of Philosophy (1993), PhD (1997) e pós-doutorado (1998) em Linguística pela City University of New York; pós-doutorado pela Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (2012-2013), pós-doutorado em Representação do Conhecimento, Ontologias e Linguagem/UFMG (2021-2022). Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Estudos Linguísticos na graduação e na pós-graduação, com ênfase em análises baseadas em metodologias empíricas, relacionadas a mudanças de sistemas gramaticais e contato linguístico, semântica, sintaxe e pragmática da fala espontânea. Seu foco em Linguística Digital (Linguística de Corpus e Linguística Computacional) abarca a compilação de corpora (cf. C-ORAL-BRASIL I e C-ORAL-BRASIL II, LINDSEI-BR, COLPI) e metodologias quantitativas de análise linguística baseadas em corpora. Interessa-se também pelas Humanidades Digitais. Dentre seus projetos de pesquisa destaca-se o C-ORAL-BRASIL (www.c-oral-brasil.org) e os seus subprojetos.